O Monte Castelo que habita a linguagem poética de Renato Russo

Escrever é algo sublime que tem o dom de encantar a quem escreve, mas nem sempre a quem lê. Esse encanto faz com que nos apaixonamos pelo nosso texto...ele vai tomando um formato, uma linha, uma página, um capítulo e lá está ele, como se fosse um verdadeiro filho. 

Não é o escrever por escrever. É o escrever pelo criar, pelo desenvolver, pelo prazer de compartilhar reflexões baseadas em leituras já realizadas e pelo prazer maior de saber que esses escritos consigam alcançar leitores que, de alguma forma, buscam interpretar as mesmas inquietações. 


Se você, caro leitor, conseguiu imaginar tudo o que foi descrito nessas poucas linhas e pode, também, imaginar a satisfação que nelas está contida, apresento-lhes esse trabalho que nos deu tanto prazer por tê-lo concluído.


Além de poder participar dessa coletânea organizada pela Professora Ana Maria Haddad Batista, o Professor Ubiratan D'ambrosio e o Professor José Carlos Freitas Batista  juntamente com outros autores que, do mesmo modo, trouxeram perspectivas diferentes da Linguagem, ainda tivemos o imenso prazer de tecer esse capítulo para falar a respeito daquele que (agora em primeira pessoa) amo como letrista, artista e ,quiça, como o maior Poeta do rock nacional, Renato Russo.


Em parceria com a Doutora Daniela Oliveira Albertin, trouxemos nesse capítulo a Linguagem Poética a partir do entendimento da linguagem como forma de expressão, e assim, mesclar com a interpretação da música Monte Castelo, do cantor e compositor Renato Russo, procurando explicar o espaço discursivo da canção enquanto gênero lírico, e o conceito de intertextualidade presente na canção, à luz das teorias da análise do discurso.


Convido a você, caro leitor, a ler "Educação e Linguagens" essa coletânea, que, com tanto carinho foi organizada, sobretudo, a Linguagem poética qual relatamos no capítulo "O Monte Castelo que habita a linguagem poética de Renato Russo".




  • Você poderá baixar e compartilhar este trabalho desde que cite o nome dos autores de cada capítulo, respeitando sempre o trabalho acadêmico.



...é só o amor que conhece o que é verdade...
Acesse esse link e leia o capítulo 👉 O Monte Castelo que habita a linguagem poética de Renato Russo.


Acesse esse link e deleite-se com todas as produções. 👉 Educação e Linguagens



Comentários